Novo sistema online ePraças
Os gestores das Pracinhas da Cultura já podem solicitar vínculo no novo sistema de gestão, o ePraças, que fornece uma página pública para divulgação da programação e das atividades de cada Pracinha da Cultura, customizada e atualizada pelo respectivo gestor. Acesse: epracas.cultura.gov.br
Disponível para testes o ePraças, é um sistema de transparência e divulgação das Pracinhas da Cultura a todos os cidadãos. Nele é possível acessar as atividades e os contatos de cada Pracinha da Cultura inaugurada e conferir o estágio de implementação das que estão em obras.
Os dados do sistema permitem a avaliação e melhoria contínua da gestão das Pracinhas da Cultura, fornecendo indicadores (relatórios e estatísticas) sobre o funcionamento de cada equipamento. O sistema é também uma ferramenta de apoio ao planejamento pelos Grupos Gestores e comunicação entre as Pracinhas da Cultura, fortalecendo a Rede de Gestores e Comunidades em todo o País.
As principais funcionalidades do ePraças são:
1) transparência e divulgação das atividades das Pracinhas da Cultura a todos os cidadãos;
2) apoio ao planejamento, monitoramento e avaliação das atividades desenvolvidas nos espaços;
3) fornecimento de indicadores (relatórios e estatísticas) para a avaliação e melhoria contínua da gestão das Pracinhas da Cultura;
4) apoio à comunicação entre municípios, MinC, gestores e comunidades das Pracinhas da Cultura.
A atualização e alimentação das informações seguem de responsabilidade dos gestores dos equipamentos, que poderão melhorar a divulgação e a transparência na gestão das Praças por meio do sistema.
Em fase de testes, o primeiro módulo possibilita a solicitação de vínculo para cada Pracinha da Cultura e a edição das informações gerais sobre o equipamento, a UGL (Unidade Gestora Local), o Grupo Gestor, Recursos Humanos da Praça, parceiros e calendário de atividades, assim como inserir um texto de apresentação e fotos das atividades.
Na segunda etapa serão fornecidos os módulos sobre público presente nas atividades realizadas, e relatórios diversos sobre o funcionamento e a gestão do equipamento.
O ultimo módulo fornecerá ferramentas de comunicação entre os gestores e com o MinC.
O cadastramento de usuário, por meio do ID Cultura, permitirá que apenas uma pessoa por Pracinha da Cultura contenha os dados de acesso (login e senha), ficando responsável pela inserção e consulta de dados no sistema. Essa pessoa deverá obrigatoriamente fazer parte do Grupo Gestor. Acesse aqui o tutorial para solicitação de vínculo no ePraças.
Após o lançamento haverá um período de manutenção dos dois sistemas no ar até a migração completa para o ePraças.