Estão disponíveis os 10 cadernos da série “Práticas de gestão”, formulados a partir de pesquisa com 10 Praças inauguradas em todo o País. As publicações visam à capacitação de gestores e comunidades.
Em 2015, o Ministério da Cultura realizou uma pesquisa online com as Estações Cidadania – Cultura inauguradas até então em todo o País, visando conhecer o funcionamento e a gestão dos equipamentos e identificar boas práticas, dificuldades e desafios.
A partir dos resultados dessa pesquisa, foram selecionadas 10 Praças para estudo de caso aprofundado, distribuídas nas 5 Regiões Brasileiras e localizadas em municípios com diferentes condições de vulnerabilidade social, medidas pelo Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do IPEA, com base em indicadores de infraestrutura, educação, saúde e renda.
O objetivo dessa metodologia de seleção foi conhecer as experiências de gestão de Estações Cidadania em municípios com diferentes características sociais e econômicas, possibilitando a realização de um estudo que contemplasse a diversidade do território brasileiro.
Dessa forma, foi realizada pesquisa nos municípios de Itaberaba-BA, Niterói-RJ, Pato Branco-PR, Toledo-PR, Tatuí-SP, Juiz de Fora-MG, Anápolis-GO, Barbalha-CE, Macapá-AP e Abaetetuba-PA.
Os estudos de caso foram desenvolvidos por uma pesquisadora do Ministério da Cultura/UNESCO, que vivenciou por dois dias cada Praça selecionada, realizou entrevistas e observou o movimento, atividades e programações. A pesquisadora contou com a colaboração dos coordenadores, funcionários e participantes das Praças, de gestores de diversas áreas, do Grupo Gestor, de prefeitos(as) e de comerciantes do entorno. Em cada Praça foram identificados cerca de dois informantes-chave, que durante o período de 3 meses após a visita da pesquisadora, enviaram informações que ajudaram a completar o estudo.
O resultado desse esforço coletivo rendeu as dez publicações temáticas que têm o objetivo de fortalecer e disseminar o trabalho realizado em todas as Praças em funcionamento no País.
O conteúdo dos 10 cadernos temáticos está recheado de falas, experiências, exemplos e desafios sobre a Gestão das Praças, e pode ser contemplado, debatido e multiplicado pelos gestores e comunidades de todas as Praças Brasil a fora.
Acesse aqui os 10 cadernos: