Terminou nesta segunda feira (19) em Ceará Mirim (RN), o primeiro ciclo de ativação dos Territórios de Vivência onde estão inseridos os CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados). Ao todo, equipes do Ministério da Cultura e do programa Rede Cidadania e Qualidade de Vida (parceria entre MinC e Fiocruz) visitaram 11 localidades e realizaram oficinas e reuniões com representantes de 27 CEUs, em 10 estados.
Os encontros também serviram para validar e ampliar o Mapeamento Sociocultural que o ministério vem desenvolvendo nos chamados Territórios de Vivência, áreas envoltórias aos centros (raio médio de até 50km) nas quais se estabelecem as redes socioculturais e o cotidiano de vida da comunidade. Esse trabalho permitiu identificar pessoas, grupos, instituições e entidades que desenvolvem ações comunitárias, sociais ou culturais e podem contribuir para a ocupação dos equipamentos.
Para a coordenadora geral de mobilização social e desenvolvimento territorial da Secretaria da Economia Criativa, Isadora Tami, o balanço da primeira fase das visitas foi positivo: “As ações de ativação dos Territórios de Vivência têm sido fundamentais tanto por promover o encontro de lideranças, agentes culturais e gestores públicos dentroimg 8823_ok dos CEUs como por possibilitar a troca de experiências entre os Grupos Gestores dos CEUs, iniciando uma rede de articulações. Os resultados dos encontros são a validação dos mapeamentos socioculturais pela comunidade, o levantamento das vocações de cada território e a construção participativa de propostas de usos e programação para os equipamentos, com foco nas demandas locais”.
eja as datas e os CEUs visitados ao longo das últimas semanas:
– Encontro dos CEUs do Paraná em Curitiba – 25/4 (reunindo 10 CEUs: Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Cascavel, Pato Branco, Toledo, Cambé, Pinhais, Quatro Barras e Fazenda Rio Grande).
– CEU Santa Bárbara D’Oeste (SP) – 5/5 (em conjunto com os CEUs de Araras, Catanduva, Andradina, Rio Claro, Mirassol, Campinas, e São Carlos)
– CEU São Bento do Sul (SC) – 8/5
– CEU Erechim (RS) – 8/5
– CEU Barbalha (CE) – 13/5
– CEU Chapecó (SC) – 13/5
– CEU São Félix do Xingu (PA) – 14/5 – CEU Araguari (MG) – 15/5 – CEU Colatina (ES) – 16/5 – CEU Sorriso (MT) – 16/5
– CEU Ceará-Mirim (RN) – 19/5
Além do Mapeamento, foram realizadas entrevistas com lideranças e gestores e oficinas para construir propostas de ocupação em cada CEU, a partir da avaliação das potencialidades e interesses da comunidade, bem como debater aspectos relacionados à gestão do equipamento. Esses dados serão organizados e sistematizados pelo ministério e encaminhados aos participantes das atividades, auxiliando os Grupos Gestores na continuidade dos trabalhos de mobilização social e gestão dos equipamentos.
Nos próximos dias, novas datas e locais dos encontros de ativação e ação participativa serão divulgados.
Texto: Pedro Ferreira Vilela – SEC